domingo, 4 de outubro de 2009

David Marçal (n. 1976, Lisboa)


Doutorado em Bioquímica Estrutural, pela Universidade Nova de Lisboa, Novembro de 2008. Licenciado em Química Aplicada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Julho de 2000. Fez investigação científica no contexto industrial e académico.

Desde 2003 que é autor de humor científico no suplemento satírico Inimigo Público, tendo escrito centenas de textos de sátira científica.

Em 2004 e 2005 escreveu sobre temas científicos na revista kulto, uma publicação para crianças (7 aos 13 anos) distribuída com o jornal Público.

Em 2006 foi por um curto período jornalista de ciência do Público, no âmbito do programa “Cientistas na redacção”.

Em 2007 foi co-autor da peça "Os nossos pais", um espectáculo de teatro-fórum sobre o modo como lidamos com os idosos, escrito para o Grupo de Teatro do Oprimido de Lisboa.

Em 2009 iniciou um pós-doutoramento em comunicação de ciência (sob a supervisão do professor Carlos Fiolhais) com um projecto que visa recorrer ao teatro e ao humor para comunicar ciência, tendo criado vários espectáculos nesse âmbito.

Desde 2009 é coordenador dos Cientistas de Pé, um grupo de "stand up comedy" com cientistas.

Em 2009 foi co-autor do espectáculo de teatro-fórum sobre "De que falamos quando falamos de cientistas", levado à cena no Teatro Nacional D. Maria II.

É autor dos monólogo satíricos "Stupid Design" (2009) e "Método do Bosão de Higgs" (2010), ambos criado para o Museu de Ciência da Universidade de Coimbra.

Em 2010 foi coordenador das actividades de teatro em Lisboa, realizadas para a Noite Europeia dos Investigadores.

Em 2010 venceu o Prémio Químicos Jovens, promovido pela Sociedade Portuguesa de Química e pela Gradiva, com um artigo de divulgação científica sobre o trabalho da sua tese de doutoramento. No mesmo ano venceu o Prémio Ideias Verdes, promovido pela Fundação Luso e pelo Jornal Expresso, com o projecto "Cientistas de Pé".

Entre Outubro de 2010 e Janeiro de 2011 participou de forma regular no programa "O cómico que se segue", do Canal Q, escrevendo e protagonizando crónicas humorísticas em formato televisivo sobre temas científicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário